> Home > Catálogo<<Voltar
Mudar o tamanho da letra    
avelhinhamaluquete_FIXO - média

A velhinha maluquete
Autor: 
Formato: Impresso
Ilustração: Elisabeth Teixeira
Faixa etária: A partir de 07 anos
Trabalho interdisciplinar: Português
Indicação: 2º Ano (EF1), 3º Ano (EF1)
Área: Ficção
Assunto: Amizade, Solidariedade
Temas contemporâneos: Diversidade cultural, Pluralidade Cultural
Dimensões do produto: 22,00 X 24,00
Número de páginas: 36
ISBN: 9788516061739
Código do produto: 12061739

Leitura indicada para:

Projeto Buriti

Disciplina: Português

Volume/Ano: 2º Ano

Unidade/Capítulo: Unidade 08

Disciplina: Português

Volume/Ano: 5º Ano

Unidade/Capítulo: Unidade 01

Disciplina: Português (Buriti 3a edição)

Volume/Ano: 2º Ano

Unidade/Capítulo: Unidade 8

Disciplina: Português (Buriti 3a edição)

Volume/Ano: 5º Ano

Unidade/Capítulo: Unidade 1

Preço sugerido: R$ 58,00
Imagem em alta resolução
Projeto de Leitura - Material para o professor
Release
Envie por e-mail
Imprimir
Sobre a obra

A velhinha maluquete conta a história de uma imaginativa senhora da roça que, louca de vontade de viajar e sem dinheiro para pegar um avião, resolveu construir, ela própria, um balão. Passou dias e dias sentada ao tear, costurando panos e mais panos, construindo um grande cesto. Só depois que acendeu uma fogueira para encher o balão de ar quente e, finalmente, ocupar-se com os preparativos para a viagem. A velha senhora não contava, porém, com o fato de que vários dos animais da fazenda se ofereceriam para acompanhá-la: o ratinho, o gato, o cachorro, a cabra, o cavalo, o boi e até a mosca-varejeira que se enfiou no meio do grupo sem pedir permissão. A todos, a velhinha dava o mesmo aviso: "Poder, pode. Mas trate de se comportar". Ora, o balão, lotado, não tinha ido muito longe, quando a confusão se instalou: o boi, tentando dar uma chifrada na mosca, acertou o cavalo, que deu um coice na cabra, que deu uma marrada no cachorro… e assim por diante, até que o rato começou a roer as cordas do balão, que foi caindo devagar. De volta a terra, a velhinha ameaçou: "Se dentro de alguns dias eu não tiver um balão, vou é vender vocês todos e viajar de avião". E não é que os bichanos, com medo de nunca encontrarem outra dona tão maluquete, construíram um bem caprichado?

 

Sobre o autor
Ana Maria Machado
Ana Maria Machado nasceu no Rio de Janeiro em 1941. Tem quase 40 anos de carreira, mais de cem livros publicados no Brasil e em mais de 17 países, somando mais de 18 milhões de exemplares vendidos.

Ficou conhecida como escritora, tanto pelos livros voltados para adultos como aqueles voltados para crianças e jovens. Em 1993, tornou-se hors-concours dos prêmios da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ). Em 2000, ganhou o prêmio Hans Christian Andersen, considerado o prêmio Nobel da literatura infantil mundial. E em 2001, a Academia Brasileira de Letras lhe deu o maior prêmio literário nacional, o Machado de Assis, pelo conjunto da obra.
Datas comemorativas
20 de março - Dia Internacional do Contador de Histórias
Você pode se interessar por
 
© Editora Moderna 2013. Todos os direitos reservados.