InstitucionalSala de ImprensaFale Conosco
> Home > Novidades > Notícias > Ruth Rocha é laureada na 56ª edição do Prêmio Jabuti<<Voltar
Notícias
01 de Março de 2016
Ruth Rocha comemora 85 anos
ruthrocha

 



No próximo dia 02 de março, a autora Ruth Rocha celebra 85 anos de idade. Dona de um sorriso sem igual, Ruth possui uma incrível capacidade de falar direto ao coração de crianças e adultos, e dialoga com histórias que fazem parte da infância de milhares de brasileiros. Ao lado de grandes nomes, como Ana Maria Machado, Pedro Bandeira, Ziraldo, Lygia Bojunga e Marina Colassanti, a escritora impulsionou significativamente a literatura para crianças no Brasil.

Desde a infância Ruth tem apreço pelo universo dos livros. Por meio de seu avô Ioiô, um exímio contador de histórias, conheceu enredos dos irmãos Grimm, Andersen, histórias populares brasileiras e, principalmente, a obra de Monteiro Lobato. Ainda menina, conheceu a Biblioteca Circulante, em São Paulo, e ficou maravilhada com aquela infinidade de livros. Conta, em meio a risadas, que quando deparou-se com tantas estantes, questionou-se como seria capaz de ler todos os livros que estavam lá.

Ruth cresceu, formou-se socióloga e trabalhou como orientadora pedagógica do colégio Rio Branco, em São Paulo. Lançou-se no ofício da escrita em um artigo sobre educação para a revista Cláudia e, logo depois, em um conto para crianças sobre borboletas coloridas que só podiam visitar canteiros de suas respectivas cores. Essa história, intitulada Romeu e Julieta e publicada pela revista Recreio em 1969, foi o pontapé inicial para mergulhar de vez no universo da literatura infantil.

Admiradora da simplicidade da infância, Ruth tem como marca registrada a traquinagem e a leveza das crianças em seus livros, a exemplo de personagens de enredos como Marcelo, Marmelo, Martelo, sua obra mais conhecida e que já vendeu mais de 10 milhões de exemplares. Além de Marcelo, protagonistas cativantes como Teresinha, Alvinho, Catapimba, Gabriela, Waldisney entre tantos outros fazem parte dos mais de 150 livros escritos pela autora. Alguns deles já são consagrados como clássicos da literatura infantil brasileira: O Reizinho Mandão; Bom dia, todas as cores!; Declaração Universal dos Direitos Humanos (com Otavio Roth), Este Admirável Mundo Louco, entre outros.

Desde 2009, a Editora Salamandra detém exclusividade sobre a obra literária da autora. A casa editorial é responsável pela Biblioteca Ruth Rocha, projeto que revisa todos os seus livros e oferece a muitos deles uma nova roupagem e ilustrações inéditas. Suas obras estão divididas nas séries: As Coisas que Eu gosto, Os Medos que Eu Tenho, As Dificuldades que Eu Tenho, Conta de Novo, Vou te Contar!, Quem Tem Medo?, Marcelo, Marmelo, Martelo, Pulo do Gato, As Aventuras do Alvinho, Toda Criança do Mundo, A Turma da Nossa Rua, Constelação, Conte um Conto, Ruth Rocha Apresenta, Meninos, Eu Vi!, Palavras, Muitas Palavras, O que é, o que é, O Reizinho Mandão, De repente Dá Certo e Ruth Rocha Conta.

Entre livros, carisma e uma trajetória de sucesso, Ruth completará 50 anos de carreira em 2017. Para celebrar as bodas de ouro e sua dedicação na formação de milhares de leitores no país, a escritora lançou no ano passado o projeto Ruth Rocha 50 anos – A Aventura de Ler, que prevê uma série de ações, como peças de teatro, exposições e um documentário que reunirá depoimentos de amigos, familiares e especialistas sobre a importância de Ruth para a cena literária brasileira.


ComentáriosComentar
 
© Editora Moderna 2013. Todos os direitos reservados.