> Home > Novidades > Notícias > Quando a história vira realidade<<Voltar
Notícias
10 de Outubro de 2012
A leitura como um presente

 

família

Ler para uma criança pode ser um gesto de carinho e um presente de valor incalculável.

Desde bebês, as crianças adoram ouvir a voz e sentir o aconchego do contato com as pessoas que cuidam delas. Se forem os pais a fazer isso, melhor ainda!

O bebê se relaciona com o mundo por meio de sensações: cheiros, cores, sabores, sons, temperatura...

Você já reparou como eles adoram a hora do banho? A alegria com que entram na água quentinha, que gostam de espirrar para todo lado?

 

Folhear com o bebê um livro de banho, deixar que ele veja, toque e brinque com o livro pode tornar esses momentos deliciosos e inesquecíveis.

Os livros de banho devem ser coloridos e macios – Baleia azul, Peixinho colorido –, gostosos de morder (sim, morder!) – Clara caranguejo, Caco crocodilo – e bons para brincar, como aqueles que espirram água – O crocodilo Dino, O elefante Dante –, ou que trazem um bichinho atoalhado que pode ser molhado – Na piscina com o patinho.

Depois do banho, o bebê confortável e prontinho para dormir, entram em cena os livros de pano, como os  livros-travesseiro. Quer coisa mais gostosa que encostar a cabeça na história macia que a mamãe ou o papai acabaram de contar e dormir protegido por esse conforto?

Um passeio com a nuvem Sofia e Adivinha o quanto te amo são livros assim.

Pêssego, pera, ameixa no pomar – Livro de pano ainda traz a vantagem, para uma criança um pouco maior, de ser um gostoso brinquedo de procurar os personagens dentro das ilustrações.

E, por falar em crianças maiores, não só os bebês apreciam a leitura compartilhada com os pais. Nesse sentido, são inesgotáveis as possibilidades de escolha.

Você pode começar com os livros que brincam com a relutância da criança em dormir –Não vou dormir! – ou ler para ela histórias curtinhas e ilustradas – A cinderela das bonecas –, as chamadas “histórias cumulativas” – Camilão, o comilão –, histórias de humor – A vaca que botou um ovo –, contos de fadas – Contos de Grimm volume 1, volume 2– ou até livros que brincam com a atitude característica das crianças de exigir a repetição de uma história até os limites da paciência dos adultos – Outra vez!

Enfim, são muitas as possibilidades. E nós da Salamandra temos a certeza de que ler juntinho é a forma mais segura de fazer as crianças se apaixonarem pelos livros.


ComentáriosComentar
 
© Editora Moderna 2013. Todos os direitos reservados.